top of page
Buscar

Quais são as vantagens de ter uma Internet Fibra Óptica ?

Segundo um levantamento feito pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), em junho de 2022, 66% das conexões de banda larga fixa no Brasil são compostas de fibra óptica. Isso é decorrente de o cabeamento de fibra óptica oferecer uma série de benefícios às empresas. Fique conosco e conheça as 7 vantagens da fibra óptica!


7 vantagens da fibra óptica para provedores

O cabeamento de fibra óptica oferece os seguintes benefícios:


1. Manutenção reduzida

Os materiais usados na produção dos cabos de fibra óptica e os componentes posicionados durante sua instalação garantem uma maior vida útil, tornando-os mais resistentes e menos suscetíveis a sofrerem danos, incluindo aqueles provocados por fenômenos climáticos. Logo, a necessidade de manutenção é reduzida.

2. Instalação facilitada

Os fios de fibra óptica possuem um diâmetro menor e, consequentemente, são mais flexíveis, comparados aos cabos de cobre, que são mais espessos e enrijecidos. Assim, fica mais fácil conectar os pontos necessários durante a instalação para fornecer acesso à rede de internet.

3. Custo-benefício

É possível encontrar no mercado fibras ópticas com valores muito próximos aos dos fios de cobre, mas em compensação, as fibras oferecem mais estabilidade, disponibilidade, velocidade e segurança na rede. Além disso, como dissemos, os cabos de fibra óptica oferecem uma fácil instalação e demandam baixa manutenção, o que também impacta o custo-benefício do produto.

4. Maior segurança

O cabeamento de fibra óptica oferece maior segurança aos dados que percorrem a rede se comparados aos fios de metal, pois é mais fácil e barato interceptar dados provenientes da rede elétrica, uma vez que os próprios cabos de metal podem vazar sinais eletromagnéticos. O mesmo não ocorre com a fibra óptica, porque a luz não tem como sair da fiação.

Cabe mencionar também que a fibra óptica oferece menor risco de provocar incêndios, por não usar eletricidade, além de apresentar baixa probabilidade de interferência por intempéries climáticas, como vento (pode romper os cabos), chuva (a umidade causa oxidação do metal) e calor (dilata os fios de metal).


5. Maior potência

Diferentemente dos fios de metal, que perdem qualidade do sinal conforme se afastam da fonte da rede, a fibra óptica garante a potência mesmo a grandes distâncias, sendo uma escolha preferencial em aplicações que requerem alta confiabilidade e desempenho consistente.


6. Maior velocidade

O sinal da fibra óptica percorre à velocidade da luz e não tem interferência eletromagnética e de intempéries climáticas. Além disso, os cabos de fibra óptica asseguram uma menor latência, ou seja, há menos atraso no compartilhamento de dados, contribuindo com a velocidade de transmissão.


7. Redução de espaço ocupado

O cabeamento de fibra óptica ocupa menos espaço do que o de metal, para oferecer o mesmo resultado. Por exemplo, uma fibra óptica com a espessura de um fio de cabelo transmite 2,5 milhões ou mais de chamadas telefônicas instantaneamente, enquanto um cabo de cobre teria de possuir um diâmetro de quase 6 metros para dar conta desse mesmo volume de dados.


Conte com a expertise da DS TELECOM

A DS TELECOM atua há mais de 5 anos no mercado de transmissão de dados e trânsito de IP. Ao longo de todo esse tempo, nosso time de especialistas adquiriu grande expertise na área. Sabemos que não basta ter conhecimento sobre as inúmeras vantagens da fibra óptica se não houver investimento em equipamentos de rede de alta qualidade.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page